A produção mineral

 GLOSSÁRIO

 

GEOLOGIA
A ciência que estuda a Terra, sua composição, história, propriedasdes físicas, processos que lhe dão forma e sua estrutura, é chamada de Geologia, que é apenas uma das várias ciências da Terra. A geologia foi importante em vários momentos na história, inclusive para descobrir a idade do planeta, que foi calculada em aproximadamente 4,6 Bilhões de anos. Existem vários tipos de Geologia, entre elas estão: Geotecnia, Hidrogeologia, Mineralogia, Paleontologia, Sismologia, Vulcanologia, etc.

 

 

 MINERALOGIA

A Mineralogia, é um dos tipos de Geologia, e é a ciência da Terra que as estruturas moleculares e cristalinas e propriedades físicas (incluindo ópticas e mecânicas) de minerais. A mineralogia, em seu início, tinha um caráter voltado para a taxonomia, ou seja, era baseada na classificação e na nomenclatura dos minerais, mas mais tarde, evoluiu para o campo da física aplicada o que gerou como consequência, que hoje tivesse grande peso nas áreas da cristalografia, da óptica e até da nano-mecânica.

 

 

 

 JAZIDA
Uma Jazida, ou Jazida Mineral, é uma massa individualizada ou concentração local de várias ou apenas uma substância útil que possua algum valor no mercado, esteja localizado no interior ou na superfície da Terra. O termo pode referir-se tanto a uma concentração de minerais quanto à concentração de outras substâncias artificiais, como fósseis, petróleo e carvão. As Jazidas podem ter várias classificações: Jazidas aluvionares, Jazidas petrolíferas, Jazidas Carboníferas, Jazidas Metamórficas e Jazidas magmáticas.

 

 

 MINA

Mina é o tipo de Jazida que foi registrada no ministério das minas e energia. E é esta atividade quem produz uma grande parcela das gemas, dos metais preciosos e dos minerais industriais, como a areia, a argila e a brita. As minas podem ser classificadas como produtoras de uma grande parte da economia mundial hoje em dia por disponibilizar ouro, diamantes, etc.

 

 

 

 

 LAVRA

Lavra é a atividade extrativista de exploração e beneficiamento de minério. O tratamento de minérios pode ser conceituado como sendo a ciência que transforma pedra em matérias primas para suprir os mais diversos ramos industriais. Mas na realidade, compreende grande importância, envolvendo diversos campos da engenharia e da ciência. Hoje, poucos minérios brutos são de utilização direta como produto final. Na maioria dos casos, precisam de um determinado tratamento, no qual são utilizados apenas processos físicos, sem alterar a estrutura química dos minerais.

 

 
 MINÉRIO
Minério é o nome que se dá a um mineral que é economicamente autossustentavel para sua mineração A sua exploração pode ser feita a céu aberto ou ser subterrânea.Os minérios mais comuns ocorrem sob a forma de óxidos, sulfetos, silicatos ou por metais nativos, associados (ou não) a outros minerais como, por exemplo, cobre e ouro.
Os corpos de minério são formados por uma variedade de processos geológicos.

 

 

 

 
 

MINERAL
Os minerais são corpos naturais sólidos (sendo ou não cristalinos) formados em resultado da interação de processos físicos-químicos em ambientes geológicos. Os minerais são classificados com base em sua estrutura e em sua composição química.

 

 


 ROCHA

Rocha é o nome dado a um agregado sólido que ocorre naturalmente e se constitui por vários minerais.. A litosfera (camada externa sólida da Terra) é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um tipo de geologia.Para ser considerada como uma rocha, esse agregado tem que ter um volume suficiente.

 

 
 GARIMPAGEM
A garimpagem é uma prática ilegal da mineração, e são localizadas em áreas remotas e não são praticadas ocm o apoio de qualquer empresa. Garimpos são explorações manuais ou no máximo semi-mecanizadas de substâncias minerais valiosas, como ouro, diamantes, cassiterita, tantalita-columbita, quartzo, ametista e outros tipos de minérios.

 

 
 MINERAÇÃO
Mineração é atividade cujo objetivo é a extração de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais, como por exemplo, a extração de petróleo e gás natural e até de água. Como atividade industrial, a mineração é indispensável para o aumento do nível de vida e avanço das sociedades modernas em que vivemos.

 

 

RECURSOS MINERAIS MAIS ABUNTANTES E ESCASSOS

Os recursos minerais mais abundante na natureza são: o cobre (Cu), o alumínio (Al), o zinco (Zn), o ferro (Fe) e o chumbo (Pb), sendo, por outro lado, o ouro (Au) , a prata (Ag), e a platina (Pt) são os mais escassos .

Cobre

Aluminio

 Zinco

 Ferro

  Chumbo

Ouro

 Prata

 Platina

 IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA EXPLORAÇÃO MINERAL

 Ao longo de muitas décadas a extração mineral (Pedreiras, lavras e mineradoras), têm se firmado como uma atividade que, além ser fonte extra de renda para pequenos proprietários rurais, sobretudo nas localidades onde não há desenvolvimento ou perspectivas de melhoria social, também é uma atividade que causa enormes impactos ambientais, muitos destes irreversíveis.

A exploração mineral em si, já é uma atividade não sustentável, e existem procedimentos que têm que ser utilizados para minimizar o impacto ambiental da atividade, como cobertura vegetal, preservação de cursos d’água e da paisagem cênica, etc.

Dentre esses impactos ambientais, existem:

· alterações dos cursos d’água;
· aumento do teor do material sedimentado em suspensão, promovendo assoreamento;

· desmatamento;
· descaracterização do relevo;
· formação das cavas;
· assoreamento de cursos d’água, presentes;
· destruição de áreas de preservação permanente;
· destruição da flora e fauna.

GRÁFICOS: MAIORES PRODUTORES E EXPORTADORES DE RECURSOS MINERAIS

Sobre arluisrato

Grupo de estudantes do 9º Ano do Coleguium Santa Amélia integrado por: • Arthur Adriano; • Arthur Oliveira; • Israel Filipe; • Lucas Mattar; • Rafael Contarini; • Tomaz Augusto. Blog criado para a proposta do trabalho de campo sobre o Museu das Minas e do Metal.

Publicado em junho 13, 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: