Ciência e Tecnologia/Química

Combinações e Compostos


Na tabela periódica existem vários elementos e também é possível combina-los e assim formar compostos químicos. Como por exemplo:

• Duas partículas de hidrogênio e duas partículas de oxigênio forma o Peróxido de Oxigênio. Esse composto é um liquido produzido pela oxigenação da água, o que dá origem ao seu nome popular, água oxigenada. Sua conversão em água ocorre no metabolismo dos seres vivos. É um poderoso oxidante.

• Três partículas de Hidrogênio e três partículas de Oxigênio e uma de Boro forma o Ácido Bórico. O Ácido Bórico é um sal branco, usado como antisséptico para tratar feridas e também é usado como antibactericida para tratar de infecções. • Uma partícula de sódio e uma de cloro forma o cloreto de sódio. O Cloreto de Sódio é popularmente conhecido como sal. O sal, além da culinária, tem várias aplicações, como por exemplo, na fabricação de papel, de sabão e na de detergente.

• Seis partículas de carbono, doze partículas de hidrogênio, duas partículas de nitrogênio, quatro partículas de oxigênio e uma partícula de platina formam a Carboplatina. Este composto é usado para a cura de vários tipos de câncer. Quando é usado de forma incorreta a carboplatina pode causar vômito e super pressão da medula óssea.

• Duas partículas de Hidrogênio e duas partículas de Oxigênio formam a água. A água é essencial para todos os seres com vida no planeta Terra. Cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta por água e em média de 75% do corpo humano e composto por água.

Metais


No corpo humano, existem vários metais que são essenciais e que têm varias funções no ser humano.

O cálcio está predominantemente nos ossos, e também está presente no sangue. Este metal é responsável pela formação dos dentes e ossos, ele também ajuda na coagulação do sangue. Há no corpo humano em torno de um quilograma de cálcio em seu corpo. É o metal mais abundante presente no corpo humano.

 

 

 

O magnésio é responsável por o ATP (Adenosina Trifosfato, que é um nucleotídeo responsável pele armazenamento nas ligações químicas) e também pela contração muscular. O magnésio também é muito consumido para evitar a cãibra muscular. Há no nosso corpo cerca de vinte e uma gramas de magnésio.

 

 

 

O ferro tem a função de “fabricar” as hemoglobinas e também transportar o oxigênio para todas as outras células presentes no corpo. A falta de ferro causa a anorexia, anemia e deixa a pele da pessoa pálida e mucosa. Cerca de quatro gramas de ferro estão presentes no corpo humano.

 

 

 

O zinco é um metal com grande importância para o organismo. Ele ajuda a combater doenças ajudando o sistema imunológico, é essencial para a criança poder se desenvolver, auxilia na cicatrização de feridas e melhora o paladar. A sua falta causa pele seca, fadiga, convulsões, calvície precoce, irritabilidade, e entre outros. Há no organismo humano cerca de dois gramas de ferro.

 

 

 

O cobre atua como mobilizador do ferro, para que seja possível a produção das células vermelhas (hemoglobinas), ajuda na formação de adrenalina e vários outros hormônios, forma os tecidos conjuntivos e age como antioxidante. Há no corpo humano cerca de 0,07 gramas de cobre.

 

 

 

Sobre arluisrato

Grupo de estudantes do 9º Ano do Coleguium Santa Amélia integrado por: • Arthur Adriano; • Arthur Oliveira; • Israel Filipe; • Lucas Mattar; • Rafael Contarini; • Tomaz Augusto. Blog criado para a proposta do trabalho de campo sobre o Museu das Minas e do Metal.

Publicado em junho 13, 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: