Ciência e Tecnologia/Física

Espelhos Côncavos

Os espelhos côncavos possuem curvatura interna que é o seu lado refletor,diferente dos convexos que possuem curvaturas externas.No espelho côncavo podem ser formadas dois tipos de imagem virtuais ou reais,direita ou invertida, depende da posição em que o objeto refletido é posicionado.Normalmente esse tipo de espelho é utilizado em microscópios,aparelhos ópticos e projetores as vezes também para fazer maquiagens e observação dos dentes em consultórios odontológicos.
Os objetos que se posicionam em frente ao espelho a medida que vão se aproximando a sua projeção vai ficando maior que seu tamanho real.Quando o objeto esta posicionado entre o foco e vértice a imagem conjugada é virtual,direta e maior o que a deixa mais nítida e com mais detalhes.
Miragens


As miragens são efeitos causados pelo desvio de luz refletidas por objetos que são muito comuns em rodovias e estradas ou até em desertos.As miragens normalmente são representadas por arco-íris,halo,cor,iridescência e nuvens noctilúcias,além disso podem ser confundidas com ilusões de óptica e são fenômenos físicos reais envolvendo a propagação de luz.¨Um exemplo é quando a luz solar vai em direção ao asfalto e sofre refração
devido ao gradiente de temperatura das camadas de ar a medida em que se aproxima do asfalto. Essa refração desvia a direção de propagação da luz, e por final, ela reflete-se (reflexão total) nas camadas de ar próximas ao solo, fazendo com que a luz agora se distancie dele. Desta forma, tem-se a ilusão que a superfície do solo está espelhada (poça de água aparente). O fenômeno também é observado quando o solo está muito frio, neste caso as imagens refletidas no ar são invertidas¨.

Imagens 3D
As imagens 3D(três dimensões,anáglifo,polarizado e parallax),são imagens cujo ao olho nu nós a enxergamos embaçadas porém com o uso de um óculos próprio nós a vemos com a impressão de que ela está saindo fora da tela,como se pudéssemos tocá-las.Na verdade são apenas duas projeções a terceira não existe,é apenas uma ilusão da nossa mente.
É mais ou menos assim que funciona duas projeções são lançadas na tela,uma em pé e outra deitada e quando refletidas ao nosso olho o óculos a separa, do lado esquerdo deitado e do direito em pé o que faz automaticamente a nossa mente enxergar uma ilusão.Tecnicamente falando duas projeções são lançadas a tela e ao serem refletidas no olho o nosso cérebro funde essas imagens em apenas uma e obtém informações como distância,profundidade,posição e tamanho o que gera uma ilusão de visão 3D.

EXEMPLOS:A primeira imagem é uma projeção anáglifa e a segunda polarizada.

IMAGEM 2IMAGEM 4

Lunetas


As lunetas são apenas um esquema de lentes convergentes que são posicionadas no corpo da luneta o que faz com que a imagem de um objeto ou corpo ou objeto que esteja muito longe seja vistas próximas e nitidas.Elas são constituídas de duas lentes convergentes que posicionadas umas na frente da outra em certa distância são capazes de fazer com que objetos a uma longa distância da pessoa possa ser visto de perto.

Sobre arluisrato

Grupo de estudantes do 9º Ano do Coleguium Santa Amélia integrado por: • Arthur Adriano; • Arthur Oliveira; • Israel Filipe; • Lucas Mattar; • Rafael Contarini; • Tomaz Augusto. Blog criado para a proposta do trabalho de campo sobre o Museu das Minas e do Metal.

Publicado em junho 14, 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: