Cultura

Ao longo dos anos, os metais tem ganhado grande importância e exigindo cada vez mais o seu uso no dia-a-dia dos seres humanos. Uma das mais conhecidas funções dos metais é exercida pelos metais preciosos, que além de possuírem preços altíssimos no mercado, também servem para embelezar os seres humanos. No entanto, os metais tiveram  outras importâncias alem de enfeitar as pessoas. O uso deles já foram necessários em guerras e na arte, e ainda são utilizados em outras áreas. Os metais foram um dos grandes aliados dos homens que buscavam a sua evolução.

Utilizamos os metais para cozinhar, para o transporte, para trabalhar e até para se defender. O urânio é o metal mais eficaz em caso de guerra, sendo o metal mais pesado. É utilizado em bombas nucleares e apesar de não ser altamente radioativo, a sua radiação natural gera imensa força através do centro da Terra, mais que o dobro do consumo de energia de toda a população da Terra.

Os metais utilizados na arquitetura são o aço e o alumínio. O alumínio, como não possui uma grande capacidade de sustentação, da forma a portas, janelas, coberturas, fachadas e esquadrias. O aço também pode ser utilizado na formação de esquadrias, porém, sua principal função esta na estrutura do prédio, seja na forma de vergalhões, seja na formação de colunas pilares e vigas combinadas ou não com o concreto ou alvenaria.

 
                                    Abaixo, Torre Eiffel: Um monumento construído com aço

Nas instalações elétricas, o metal que se mostra mais eficaz é o cobre. Mesmo tendo sua resistência e um modulo de deformação menor do que o aço, as suas propriedades o torna mais indicado para certos usos, como condutores elétricos, peças que precisam de grande tenacidade e grande ductibilidade e para tubos de calor. Ele também pode ser utilizado para impermeabilizações de terraços nas coberturas, e é utilizado também em paredes divisórias, como aparelho vedante, altamente decorativo e na manufatura de ornatos diversos.

Outros metais indispensáveis na vida humana são o Ferro, o Zinco, o Estanho, o Berílio, o Níquel, o Crómio e o Titânio.

O Ferro, hoje, corresponde a cerca de 95% da produção mundial de metal. É usados em barcos, edifícios e automóveis.

O Estanho e mais utilizado em ligas como o bronze e o metal de sino. Ele também é essencial na produção de sabonetes, vidro, perfumes, medicamentos, fungicidas e papel.

O Berílio filtra as radiações visíveis quando fazemos um raio x e é usados em equipamentos de informática e no reatores nucleares.

Sobre arluisrato

Grupo de estudantes do 9º Ano do Coleguium Santa Amélia integrado por: • Arthur Adriano; • Arthur Oliveira; • Israel Filipe; • Lucas Mattar; • Rafael Contarini; • Tomaz Augusto. Blog criado para a proposta do trabalho de campo sobre o Museu das Minas e do Metal.

Publicado em junho 14, 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: